FACULDADE DE TEOLOGIA
TESTEMUNHAS HOJE
CURSO LIVRE
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
CONCEITO GERAL
Bênção de Deus,
responsabilidade nossa.
O objetivo desta disciplina
é chamar a atenção para o valor e importância que devemos dar à escola
dominical.
Fundada na Inglaterra pelo
jornalista evangélico Robert Raikes, em 1780, a escola dominical foi uma
criação que deu certo. Tão certo que os primeiros missionários que aqui
chegaram procuraram organizá-la imediatamente. O casal Robert e Sarah P. Kalley
fundou a primeira escola dominical no Brasil em 19 de agosto de 1855. E a
escola dominical existe até hoje!
Não é por acaso que a escola
dominical existe até hoje. Ela é parte integrante da Igreja do Senhor Jesus
Cristo, de quem temos a promessa de que "as portas do inferno não
prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). A escola dominical é uma bênção de
Deus com características próprias, isto é, por mais que uma pessoa participe
dos cultos e das atividades da semana de sua igreja, tem coisa que só será
aprendida na escola dominical.
Infelizmente não são poucas
as pessoas que fazem opções em detrimento da escola dominical. Será que essas
pessoas sabem o quanto estão perdendo? Pense bem: Ausentando-se da escola
dominical quem perde as bênçãos de Deus é você.
A RESPONSABILIDADE DO ALUNO
O segredo de uma escola
dominical dinâmica e eficaz depende, e muito, do aluno. E como deve ser o aluno
da escola dominical? Qual o perfil do aluno ideal? Antes de respondermos essas
perguntas, é importante dizer que por aluno ideal não nos referimos,
propriamente, a um ser extraordinário: brilhante, gênio, super intelectual.
Não, o aluno ideal é antes de tudo uma pessoa bem intencionada. Como assim? Ele
é dedicado: Assíduo, pontual, responsável. Vai à escola dominical com prazer e
não para dizer simplesmente "estou aqui", "cheguei" ou
"agora o superintendente não vai pegar no meu pé". O verdadeiro aluno
da escola dominical não pensa assim. Ele faz a lição de casa. Lê a Bíblia e sua
revista; anota suas dúvidas e vem disposto a colaborar seriamente na sala de
aula.
É lamentável quando o aluno
vai à escola dominical sem ter estudado durante a semana; sem sua Bíblia e/ou
sem revista. E olha que eu não estou falando dos pequeninos, e sim, de gente
grande mesmo! Pode parecer grosseiro de minha parte, mas muitas vezes eu me
ponho a pensar: "O que alguém que não leva Bíblia, revista (ou algo
semelhante), e que não estuda em casa vai fazer na escola dominical?".
Aprender? Duvido! Não se pode aprender quando o básico é menosprezado.
De uma coisa precisamos estar
cientes: 50% ou mais do bom desempenho do professor numa sala de aula depende
de seus alunos. É o que eu costumo dizer aos meus alunos, sem querer jogar
sobre eles a responsabilidade que cabe a mim.
Quando o aluno não se
prepara em casa, conforme já mencionamos acima, ele perde a oportunidade de
contribuir com algo mais. Contribuindo ganha a classe e o professor também.
Muitos dos alunos que ficam calados durante a exposição do professor cometem o
erro (para não dizer "pecado") da negligência semanal. É
preciso que você aluno reverta esse quadro se porventura está sendo negligente;
pois quantas vezes a culpa de uma aula má dada recai sobre o professor quando
na realidade o culpado é outro. É claro que o professor tem suas
responsabilidades, como veremos adiante, mas nenhum professor, a menos que
esteja doido, teria coragem de se colocar diante de uma classe sem que
estivesse adequadamente preparado.
Seja professor, seja aluno,
ambos devem fazer tudo para a glória de Deus.
A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
O bom professor é aquele que
almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o
apóstolo Paulo exortou: "...o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm
12.7). Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério. Dedicação
que resultará num progresso constante do professor, quer seja em relação à
habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus alunos; quer seja em
relação a sua própria vida cristã.
O professor da escola
dominical deve ser o primeiro a viver o que ensina. A classe nunca deve ser
subestimada (muito menos a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está
sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou
adequadamente para a aula. Fazer pesquisas de última hora e preparar a aula às
pressas nunca dá certo. Quando o professor não se esforça para fazer o melhor,
ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
Além de viver o que ensina,
o bom professor conhece seus alunos. Ele nunca deve acreditar que basta, por
exemplo, pegar a revista e ensinar o que está ali, por melhor que seja o seu
trabalho de pesquisa. O professor da escola dominical deve conhecer a sua
classe, cada um de seus alunos. É importante que o professor conheça seus
alunos, até mesmo para uma transmissão mais natural e eficaz de sua aula.
Quanto ao preparo e a
exposição da aula propriamente dito, os editores dos Estudos Bíblicos Didaquê
apresentam sugestões preciosas que ajudarão em muito os professores da escola
dominical. Com ligeiras adaptações passo a transcrevê-las:
·
Utilizar sempre a Bíblia como referencial
absoluto.
·
Elaborar pesquisas e anotações, buscando
noutras fontes subsídios para a complementação das lições.
·
Planejar a ministração das aulas,
relacionando-as entre si para que haja coerência e se evite a antecipação da
matéria.
·
Evitar o distanciamento do assunto proposto
na lição.
·
Dinamizar a aula sem monopolizar a palavra
oferecendo respostas prontas.
·
Relacionar as mensagens ao cotidiano dos
alunos, desafiando-os a praticar as verdades aprendidas.
·
No final da aula, despertar os alunos quanto
ao próximo assunto a ser estudado, mostrando-lhes a possibilidade de aprenderem
coisas novas e incentivando-os a estudar durante a semana.
·
Depender sempre da iluminação do Espírito
Santo, orando, estudando e colocando-se diante de Deus como instrumento para a
instrução de outros.
·
Verificar a transformação na vida dos alunos,
a fim de avaliar o êxito de seu trabalho.
Duas coisas, pelo menos, têm
levado muita gente a perder o interesse pela escola dominical hoje em dia, ou
seja, a falta de criatividade do professor e dinâmica das aulas. Professor:
Faça de sua aula algo interessante; seja criativo, gaste tempo nisso.
Criatividade e dinamismo são, em boa parte, o segredo do sucesso do professor
eficaz.
É necessário que o professor
da escola dominical veja seu trabalho como o ministério que Deus lhe deu e que,
por isso mesmo, precisa ser realizado da melhor maneira possível. "...
o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7).
A RESPONSABILIDADE DOS PAIS
A responsabilidade dos pais
crentes com a escola dominical é dupla. Em primeiro lugar, os pais precisam ser
assíduos e freqüentes na escola dominical. Os pais que vão somente ao culto
vespertino, achando que faltar na escola dominical não tem tanto problema,
certamente deixarão de progredir como deveriam na vida cristã. A presença dos
pais na escola dominical é imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais
somos (bem ou mal) modelos para os nossos filhos.
Em segundo lugar, os pais
precisam levar seus filhos à escola dominical. Gostaria de dar a esse segundo
ponto uma atenção especial, visto que está diretamente relacionado ao anterior.
Portanto, vamos entender a coisa da seguinte maneira: por que os pais precisam
estar na escola dominical? De um lado, porque todos precisam aprender mais e
mais das verdades do Senhor; por outro lado, por causa dos filhos. Perdoe-me a
batida na mesma tecla mas isso é importante. Os filhos desejam e precisam ver
nos pais a seriedade no trato com a escola dominical. E isso, por si só, deve
ser motivo de reflexão para os pais , pois os pais precisam, pela vida e pela
palavra, mostrar aos filhos que a escola dominical é um importante veículo de
crescimento espiritual.
Geralmente as crianças não
apreciam levantar cedo para ir à escola dominical. Boa parte delas já faz isso
durante a semana. Porém, os pais devem passar para os filhos que a escola de
domingo também é especial por uma série de razões. Erra o pai ou a mãe que acha
que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque ela está
cansada por estudar durante a semana, ou porque brincou demais no sábado ou foi
dormir tarde por causa daquela festa na igreja. Esse é um tipo de compaixão que
não procede. É nessa hora que os pais, amigavelmente, devem mostrar aos filhos
que a escola dominical é especial para toda a família.
Lembro-me de um fato
ocorrido em uma igreja da qual fui pastor. Quando perguntei a uma irmã porque
não trouxe o filho, que na época devia ter cinco anos de idade, ela me
respondeu: "Ele não quis vir". Eu não sei como está ou por onde anda
aquele que agora é um rapaz. Receio que ele tenha seguido o caminho de seus
irmãos mais velhos que abandonaram a igreja porque a mãe comodamente aceitava o
fato de que eles não quiseram vir.
Papai e mamãe, levem seus
filhos à escola dominical, tenham eles vontade ou não. Cumpram as suas
responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para
serem batizados ou apresentados. Pois, como no caso daquela mãe, amanhã poderá
ser tarde de mais para chorar o que podia ser evitado ontem.
A RESPONSABILIDADE DO SUPERINTENDENTE
O superintendente da escola
bíblica dominical é muito mais que uma simples pessoa que faz a abertura e
encerramento da escola dominical e promove a comemoração de algumas datas
importantes e eventos especiais. O superintendente ou diretor(a) da EBD é o
irmão ou irmã em Cristo designado(a) pela igreja para administrar a escola
dominical com competência e seriedade, visando a edificação e a maturidade do
corpo de Cristo.
Antes de tudo, o
superintendente deve ser alguém verdadeiramente compromissado com Deus e a
igreja. Deve ser exemplo dos fiéis, não neófito, mas pessoa qualificada para
comandar o corpo de Cristo. Deve ser assíduo e pontual no cumprimento de seus
deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no
falar e exemplo de santidade de vida. Qualidades que devem acompanhar, no
mínimo, todo crente, e principalmente aquele que recebeu a graça da liderança;
a saber: pastor, presbítero, diácono, professor, etc.
Além disso, o
superintendente deve ser uma pessoa preparada academicamente. Destaco a
palavra "academicamente" de propósito. O que isso quer dizer? Quer
dizer que o superintendente não precisa necessariamente ser um expert em
educação cristã, mas precisa ter noção do que ela significa e representa.
Afinal de contas, é com professores que o superintendente está lidando e é a
qualidade do bom ensino que ele estará supervisionando. Pensando nisso, um
experiente diretor de escola dominical escreveu aos superintendentes: "Os
seus professores ensinam com qualidade? Ou estão se repetindo diante da classe?
Preparam devidamente a lição, ou já se acostumaram aos improvisos?". E
continua: "Que os seu professores não se contentem com o preparo já
conseguido. Incentive-os a ler, a estudar, a pesquisar, a descobrir novas
metodologias, a se tornarem especialistas não apenas no currículo e na aula a
ser ministrada, como também na pedagogia e na didática".
Como eu disse, o
superintendente não precisa ser um especialista, mas é necessário que tenha
algum conhecimento pedagógico. Se tiver experiência como professor, melhor
ainda.
Some-se a isto a visão do
superintendente. Se o superintendente pensar administrativa e pedagogicamente,
o que é ideal, ele não apenas saberá conduzir a igreja bem, no sentido de
unidade de propósitos, mas também zelará pelo aperfeiçoamento de seus
professores. Promoverá encontros, congressos e uma série de eventos que
ajudarão na formação e reciclagem dos professores.
O superintendente é o carro-chefe
da escola dominical que, em comum acordo com o pastor, melhorará toda a escola
dominical quando melhorar seus professores. Quando se investe na liderança da
escola dominical todo mundo sai ganhando.
Finalmente, mas não menos
importante, o superintendente precisa ser dinâmico a fim de dinamizar sua
escola dominical. Para isso precisa se atualizar e se inteirar do trabalho de
outros superintendentes. Deve ser uma pessoa inovadora, com idéias saudáveis
que revigoram a escola dominical. Eu acredito na escola dominical porque, como
dissemos no início deste artigo, é uma bênção de Deus e por isso deu certo.
Entretanto, a escola dominical precisa passar por um processo constante de
revitalização. Meu irmão superintendente: torne a sua escola dominical dinâmica,
criativa, bíblica e funcional. Algo que dá gosto de se vê e participar.
Promova, juntamente com seu pastor e professores, o vigor e a saúde da escola
dominical através da motivação de seus alunos. Evite a rotina, a monotonia e
aquela mesmice insuportável. As aulas da escola dominical devem ser prazerosas.
Da criança ao adulto que levantam cedo para ir à igreja, a escola dominical
deve ser algo que valha a pena por causa do conteúdo e didática do ensino e
(por que não?) por causa do agradável local de estudo. Olhe com carinho para
tudo isso e Deus, com certeza, o recompensará.
A RESPONSABILIDADE DO PASTOR
Como ministro do evangelho,
sei que não são poucas e nem pequenas as responsabilidades do pastor. Comecemos
com algumas de suas atribuições. Compete ao pastor: orar com o rebanho e por
este; apascentá-lo na doutrina cristã; exercer as suas funções com zelo;
orientar e superintender as atividades da igreja, a fim de tornar eficiente a
vida espiritual do povo de Deus; prestar assistência pastoral; instruir os
neófitos, dedicar atenção à infância e à mocidade, bem como aos necessitados,
aflitos, enfermos e desviados; governar.
Escrevendo aos efésios, diz
o grande pastor e apóstolo Paulo: "E ele mesmo (Jesus) concedeu uns para
apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para
pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho
do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à
unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais
sejamos como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por
todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem
ao erro" (Ef 4.11-15).
Pelo que podemos perceber
das atribuições e vocação do pastor, o ensino (no mais amplo sentido do termo)
é a característica prioritária do ministério pastoral. O zelo e a
responsabilidade doutrinária do pastor o tornam necessariamente ligado à escola
dominical. Ele é o superintendente ex-officio da escola dominical. Por
isso mesmo, ao pastor nunca jamais deve faltar a informação necessária acerca
do que está sendo ensinado na escola dominical. Para isso, o superintendente
deve ser seu maior aliado. Um verdadeiro braço direito na condução da igreja. O
superintendente que não estiver disposto a andar com o seu pastor não
conseguirá promover a paz e a unidade no corpo de Cristo. Enfim, o pastor
precisa saber o que os professores ensinam ao seu rebanho, quem
ensina e como se ensina. Esta informação ele adquirirá primeiramente com
o superintendente e através das constantes reuniões com o conselho de ensino.
O pastor deve ser um
verdadeiro conselheiro no meio de seus auxiliadores. Diálogo é fundamental. É
imprescindível que o pastor e a liderança da escola dominical falem uma só
língua e se ajudem mutuamente, conforme recomenda Paulo em 1 Coríntios 1.10:
"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis
todos a mesma cousa, e que não haja entre vós divisões; antes sejais
inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no parecer". A escola
dominical agradece!
Ademais, pela experiência e
formação pastoral que tem, o pastor precisa estar atento às carências de seus
professores e superintendente. Ele deve zelar pelo aprimoramento de sua escola
dominical investindo pesado em sua liderança. Precisa indicar e sugerir bons
livros, mostrando a importância e valor da leitura. Também, é necessário que o
pastor incentive a sua liderança a participar de e a promover eventos
educacionais. Acredite: O pastor é a chave que abre a porta do sucesso da
escola dominical. Se você, pastor, tiver visão pedagógica, além de
administrativa é claro, ninguém segurará sua escola dominical. O Espírito Santo
gosta de pessoas assim e quer usar pessoas assim.
Além disso, é necessário que
o pastor tenha propósitos permanentes e bem definidos para a escola dominical.
Quais devem ser os objetivos do pastor para a escola bíblica dominical?
São basicamente estes:
1) promover a edificação da
igreja na Palavra para o serviço,
2) ganhar vidas para Cristo
e discipulá-las e
3) formar líderes
capacitadores.
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