FACULDADE DE TEOLOGIA
TESTEMUNHAS HOJE
CURSO LIVRE
TEOLOGIA DO NOVO
TESTAMENTO
CONCEITO GERAL
DEFINIÇÃO
Teologia
é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas. A
teologia abrange vários ramos, vejamos:
Teologia exegética Exegética vem da palavra grega que significa
extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das
Escrituras.
Teologia Histórica Envolve o Estudo da História da Igreja e o
desenvolvimento da interpretação doutrinária.
Teologia Dogmática É
o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da
igreja.
Teologia Bíblica Traça o progresso da verdade através dos diversos
livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as
doutrinas mais importantes.
Teologia Sistemática Neste
ramo de estudo os ensinamentos concernentes a Deus e aos homens são agrupados
em tópicos.
INTRODUÇÃO
O
Novo Testamento forma a Parte II da Bíblia. E ele uma coleção de vinte e sete
livros, mas tem somente um terço do volume da Parte 1, o Antigo Testamento.
Antigo Testamento cobre um período de milhares de anos de história, mas o Novo
Testamento menos de um século.
"Novo
Testamento" quer dizer, de fato, "Novo Pacto" em contraste com a
antiga aliança. O vocábulo "testamento" transmite-nos a idéia de uma
última vontade, e só passa a ter efeito na eventualidade da morte do testador.
Assim é que o novo pacto entrou em vigor em face da morte de Jesus (Hebreus
9:15-17).
Escrita
originalmente em grego, entre 45-95 D.C.. Os livros do Novo Testamento não
estão arranjados na ordem cronológica em que foram escritos. As primeiras
epístolas de Paulo foram os primeiros livros do Novo Testamento a ser escritos,
e não os evangelhos.
E
mesmo o arranjo das epístolas paulinas não segue a sua ordem cronológica,
porquanto Gálatas (ou talvez 1 Tessalonicenses) foi a epístola escrita bem
antes daquela dirigida aos Romanos, a qual figura em primeiro lugar em nossas
Bíblias pelo fato de ser a mais longa das epístolas de Paulo; e entre os
evangelhos, o de Marcos, não o de Mateus, parece ter sido aquele que primeiro
foi escrito.
A
ordem em que esses livros aparecem, por conseqüência, é uma ordem lógica. Os
evangelhos estão postos em primeiro lugar porque descrevem os eventos cruciais
de Jesus. Entre os evangelhos, o de Mateus vem apropriadamente antes de todos
devido à sua extensão e ao seu intimo relacionamento com o Antigo Testamento,
que o precede imediatamente. No livro de Atos dos Apóstolos, uma envolvente
narrativa do bem sucedido surgimento e expansão da Igreja na Palestina e daí
por toda a Síria, Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como
Roma, na Itália.
O
livro de Atos é a segunda divisão de uma obra em dois volumes, Lucas-Atos.)
Bastam-nos essas idéias quanto aos livros históricos do Novo Testamento.
As
epístolas e, finalmente, o livro de Apocalipse, explanam a significação
teológica da história da redenção, além de extraírem dai certas implicações
éticas. Entre as epístolas, as de Paulo ocupam o primeiro lugar e entre elas, a
ordem em que foram arranjadas segue primariamente a idéia da extensão
decrescente, levando-se em conta a grande exceção formada pelas Epístolas
Pastorais (I e II Timóteo e Tito), as quais antecedem a Filemom, a mais breve
das epístolas paulinas que chegaram até nós.
A
mais longa das epístolas não-paulinas, aos Hebreus (cujo autor nos é
desconhecido), aparece em seguida, depois da qual vêm as epístolas Católicas ou
Gerais, escritas por Tiago, Pedro, Judas e João.
E
por fim, temos o livro que lança os olhos para o futuro retorno de Cristo, o
Apocalipse, livro esse que leva o Novo Testamento a um mui apropriado climax.
O
Novo testamento é o livro mais vital o mundo. Seu tema supremo é o Senhor Jesus
Cristo. Seu objetivo supremo é a Salvação dos seres humanos. Seu projeto
supremo é o reinado final do Senhor Jesus num império sem limites e eterno.
Dentro
do estudo do Novo testamento estaremos observando as principais Doutrinas e
Teologia.
OS
QUATRO EVANGELHOS
Vamos
dirigir agora a nossa atenção aos quatro evangelhos. Uma coleção de registros
muito especial quando os examinamos coletivamente. Para começar, nos
encontramos perguntando: Por que há quatro evangelhos, especialmente
quando os três primeiro parecem abranger quase o mesmo assunto? Um só não seria
melhor?
Como
estamos tratando de escritos divinamente inspirados, a resposta final,
naturalmente, é que há quatro porque Deus assim quis: mas podemos acrescentar
que existem razões claras para Deus Ter feito isso.
Existem
quatro evangelhos em lugar de um, de modo a apresentar-nos um retrato de
Cristo. Os quatro Evangelhos têm cada um uma individualidade que não pode ser
anulada.
A
unidade do tema, somada à sua diversidade é que os torna tão interessantes à
mente e tão satisfatório ao coração.
Também
podemos explicar a necessidade dos quatro evangelhos facilmente pelo fato de
ter havido, nos tempos apostólicos, quatro classes representativas do povo:
Judeus, Romanos, Gregos e a Igreja.
Cada
um dos evangelistas escreveu para uma dessa classes, adaptando-se ao seu
caráter, às suas necessidades e ideais.
Livro
|
Povo
|
Revelação
|
Figura
|
Mateus
|
Judeus
|
O
Filho de Deus
|
Leão
|
Marcos
|
Romanos
|
O
Servo
|
Boi
|
Lucas
|
Gregos
|
Filho
do homem
|
Rosto
de homem
|
João
|
Igreja
|
O
Salvador
|
Águia
|
Mateus Sabendo que os Judeus esperavam pela vinda do
Messias, prometido no Velho Testamento, apresenta Jesus como o Messias o filho
de Deus.
O
leão era o símbolo da tribo de Judá, a tribo real. Em Mateus nosso Senhor é
singularmente "o Leão da Tribo de Judá "
João
3: 17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me
comprazo.
Em
Mateus, o evangelho do Rei, vê-se nos primeiros capítulos o Rei dos Judeus e
por Fim o Rei soberano nos céus e na terra, enviando para exigir sua sujeição e
homenagem.
Marcos Escreveu aos Romanos, um povo cujo ideal era o poder
e o serviço, assim Marcos descreveu Cristo o Servo fiel.
O
boi é o emblema do trabalho servil. Ele representava entre os antigos do
oriente, o trabalho paciente e produtivo. A ênfase do livro se encontra num
Cristo ativo, um Servo forte, mas humilde.
Em
Marco, o evangelho do grande Servo de Deus, enfatizam-se os atos de Cristo, não
as Suas palavras, Marcos conta a lida incansável do Servo de Jeová.
Lucas Escreveu a um povo culto, os Gregos, cujo objetivo
era atingir a perfeição e assim chegar a ser deus, assim Lucas apresenta Cristo
como o Filho do homem, perfeito em tudo e que chegou a ser Deus.
O
homem é símbolo de inteligência, razão, emoção, vontade, conhecimento, amor.
Lucas
5: 24 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra
autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo:
Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
Em
Lucas, o evangelho do Filho do homem, mostra-se o coração de Jesus em uma série
de manifestações de Sua compaixão, ternura e amor.
João João ao escrever tinha em mente a Igreja, pois já
fazia muitos anos que Cristo tinha sido crucificado e as verdades do Evangelho
estavam sendo esquecida, por isso João, vendo as necessidades dos cristão de
todas as nações apresenta as verdades mais profundas do Evangelho.
João
4: 42 e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois
agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador
do mundo.
Em
João, o evangelho do Filho de Deus, vê-se como Jesus assemelha-se à natureza da
águia que voa e nos leva às alturas da Sua divindade eterna. É o livro que nos
revela o mistério de Ele ser com o Pai.
PARALELO SIGNIFICATIVO
Ezequiel
1: 10 E a forma dos seus rostos era como o rosto de homem; e à mão direita
todos os quatro tinham o rosto de leão, e à mão esquerda todos os quatro tinham
o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia;
O
Leão simboliza a soberania a força suprema, o homem a mais alta inteligência, o
boi o serviço, a águia o celestial o divino.
Os
quatro aspecto são necessários para transmitir toda a verdade. Como soberano
Ele vem para reinar e governar. Como servo vem para servir e sofrer. Como Filho
do Homem vem para participar e consolar. Como Filho de Deus vem para revelar e
remir.
Maravilhosa
fusão - soberania e humanidade; humildade e divindade.
OS SINÓTICOS E JOÃO
Sinótico: Que tem forma de sinopse; resumido. Os evangelhos
de Mateus, Marcos e Lucas cobrem quase o mesmo terreno, apresentando apenas
narrações dos fatos enquanto o registro de João, além de Ter sido escrito mais
tarde do que os demais, trata em sua maior parte da matéria não mencionada por
eles.
O
evangelho de João é obra de um teólogo, que apresenta Jesus como o Cristo, o
Filho de Deus.
AS PRINCIPAIS DOUTRINAS
Estamos
apresentando as Doutrinas fundamentais contidas no Novo Testamento, através de
um simples esboço, o estudo mais profundo será apresentado quando da matéria
específica.
Doutrina de Deus
João
7 16 - 17 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele
que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a
doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo
A Existência de Deus
A Natureza de Deus
Os
Atributos de Deus
Doutrina
de Cristo
Mateus
1: 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe,
desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do
Espírito Santo.
Natureza de Cristo
Os Ofícios de Cristo
A Obra de Cristo
Doutrina
do Espírito Santo
Romanos
8: 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em
vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os
vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
A Natureza do Espírito Santo
O Espírito Santo no Antigo Testamento
O Espírito Santo em Cristo
O Espírito Santo no Cristão
Os Dons do Espírito
Doutrina dos
Anjos
Hebreus
1: 13 - 14 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até
que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles
espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a
salvação?
Sua Natureza
Sua Classificação
Seu caráter
Sua Obra
Reino das trevas
Doutrina
do Homem
Mateus
19: 4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o
princípio homem e mulher,
A Origem do Homem
A Natureza do Homem
A Imagem de Deus no Homem
Doutrina
da Salvação
Romanos
3: 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção
que há em Cristo Jesus,
A Natureza da Salvação
Justificação
Regeneração
Santificação
Doutrina da Igreja
Atos
11: 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e
enviaram Barnabé a Antioquia;
A Natureza da Igreja
A Fundação da Igreja
As Ordenanças da Igreja
A Organização da Igreja
Doutrina das Últimas
Coisas
Mateus
24: 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os
seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas,
e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
Sinais da Vinda de Jesus
Arrebatamento da Igreja
Tribunal de Cristo
Bodas do Cordeiro
Grande tribulação
Milênio
Juízo do Trono Branco
OS ENSINOS DE JESUS
Os
ensinamentos de Jesus fora fundamentado nas Escrituras do Velho Testamento.
Mateus 4: 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito:
Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Os
ensinos de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido.
Seus ensinamentos eram inspirados por Deus por isso estão ainda hoje vivos em
nossa memória.
Ele
apresentava-se diante do povo, usava linguagem do povo. Ele usava as figuras
conhecidas para ensinar as idéias corretas e desfazer as errôneas. O Centro dos
ensinamentos de Jesus Cristo era a fé. A fé ensinada por Jesus, opera gloriosos
resultados, vemos:
A Fé Opera Milagres
Mateus 9: 2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus,
pois, vendo-lhes a [fé], disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são
os teus pecados.
A Fé Promove Santificação
Atos 26: 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à
luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e
herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.
A Fé Revela as Qualidades Romanos 1: 8 Primeiramente dou graças ao meu
Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada
a vossa fé.
A Fé Garante Salvação
Romanos 3: 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para
que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus
A
fé é crer que Deus é fiel. Ela é a força que move a mão de Deus. A fé conduz o
indivíduo em perfeita relação com Deus.
Jesus
Cristo pregava o Evangelho do Reino, não um reino político ou material mas um
reino espiritual e futuro. Jesus enfatizava o aspecto escatológico. Nos Seus
ensinamento Jesus Cristo enfatizava que Sua morte e ressurreição era uma
necessidade para salvação do ser humano. Por várias ocasiões Jesus Cristo
ensinou esta Doutrina.
Lucas
19: 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Marcos
10: 33 dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será
entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte,
e o entregarão aos gentios;
João
11: 25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a [ressurreição] e a vida; quem crê em
mim, ainda que morra, viverá;
João
12: 47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o
julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Jesus
ensinou que o homem na condição o seu destino é a perdição eterna. Mateus 16:
26.
TEOLOGIA DO APÓSTOLO JOÃO
João
filho de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros
discípulos e ser escolhido pelo Senhor e o último a morrer, humilde e simples,
conhecido com Apóstolo do Amor.
O
centro, a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa de Cristo. Ele
introduz sua teologia apresentando três declarações que excedem o entendimento
do ser humano.
João
1: 1 - 2 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Este
princípio é diferente de iniciar, começar, partida. Gênesis 1: 1 "No
princípio criou Deus os céus e a terra" .
Este
princípio é indefinido. É um tempo quando por um ato soberano Deus criou o
universo.
João
guiado pelo Espírito Santo nos conduz para além das eternidades passadas. Esta
teologia é chamada de Cristocêntrica, porque para o apóstolo, Cristo é tudo.
Não é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de
João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.
João
16: 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a
toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e
vos anunciará as coisas vindouras.
TEOLOGIA DO APÓSTOLO PEDRO
Pedro
era um homem modesto, simples, pescador e observador, sincero e por natureza
impulsivo, sempre falando, sempre ativo tomava a frente com
facilidade,violento, instável etç...
Pedro
dirigia-se aos cristãos dispersos pelas províncias da Ásia Menor, para
confortar os que fieis que sofrem as perseguições em muitos lugares.
Lucas
22: 31 - 33 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como
trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando
te converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou
pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.
Para
edificação dos novos convertidos não somente dos judeus mas, também, entre os
gentios. Para alertar aos cristãos sobre a falsas doutrinas que iam entrado nas
igrejas.
O Conceito de Pedro sobre a Pessoa de Cristo
I
Pedro 1: 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que,
segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela
ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Jesus
é apresentado por Pedro como o Salvador cuja obra redentora foi consumada no
gólgota.
Jesus
é considerado a Pedra Viva e Preciosa para os crentes, e pedra de tropeço para
os incrédulos, conforme descrito no capítulo 2: 4 - 10 da primeira epístola de
Pedro. Jesus é o exemplo que devemos seguí-lo.
Jesus
é fiel para com os seus; Ele voltará para recompensar a seus servos, I Pedro 5:
1 - 11.
Muitos dos seus ensinos ele aprendeu diretamente de Jesus Cristo:
ENSINOS
DE JESUS
|
ENSINOS
DE PEDRO
|
Mateus
13: 17 Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram
ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
|
I
Pedro 1: 10 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os
profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada
|
João21:
15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão,
filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu
sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
|
I
Pedro 5: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força,
mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de
boa vontade;
|
Lucas
22: 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
|
I
Pedro 5: 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em
derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
|
TEOLOGIA DO APÓSTOLO PAULO
Era
da tribo de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como
direito de nascença, de família influencial, tinha herança judaica, grega e
romana. Sua natureza era profundamente religiosa. Era homem educado em toda
cultura secular.
No
caminho de Damasco, numa intervenção divina, o Senhor se revela a ele. Assim
passa a reconhecer que os cristão a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus
Cristo. Houve uma transformação instantânea.
Tema
central de seus ensinamento é a Graça. Vejamos:
Efésios
2: 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus;
Romanos
3: 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção
que há em Cristo Jesus,
I
Coríntios 15: 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para
comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não
eu, mas a graça de Deus que está comigo.
Efésios
3: 8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar
aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo,
Paulo
apresenta a Graça como uma atitude de Deus para com o homem, Ef. 2:7; uma obra
em seu favor, tito 2: 11; um Dom concedido ao homem, Ef. 4: 7.
Gálatas
5: 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da
carne.
Paulo
ao referir-se em " andai em espírito " que dizer que devemos usar
nossas qualidade para inclinar-se à Deus. No cristão a vida espiritual é o
domínio das inclinações da carne. É o viver consciente no Espírito.
Sua
teologia enfatiza o homem em seu estado completo. Corpo, Alma e Espírito.
I
Tessalonicenses 5: 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente;
e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
II
Pedro 2: 13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer
em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas
dissimulações, quando se banqueteiam convosco;
II
Coríntios 2: 3 E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha
tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha
alegria é a de todos vós.
I
Tessalonicenses 1: 6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor,
tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito
Santo.
Hebreus
4: 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que
qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito,
e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do
coração.
O Conceito de Paulo sobre o Pecado
Romanos
5: 21 Para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também
viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso
Senhor.
O
pecado é uma realidade e Paulo o apresenta como uma herança de Adão.
Romanos
5: 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos
pecaram.
Adão
fora criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse
pecado. Toda a criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta toda
natureza e não somente o homem.
Romanos
8: 19 - 22 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos
filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua
vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a
própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade
da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente,
geme e está com dores de parto até agora;
O Conceito de Paulo sobre a Pessoa de Cristo
Cristo
foi o tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados
fossem apagados e consequentemente as nossas almas resgatadas e alcançarmos a
reconciliação com Deus.
No
ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. Ele destaca essa vinda
em duas fases, para arrebatar a Igreja onde não será visto pelo mundo incrédulo
e Jesus vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra esta vinda será
visível a todo olho:
Para
arrebatar a Igreja. I Cor. 15: 50 - 52; I Tes. 4: 16 - 17
Para
implantar o milênio. Mat. 24: 29 - 30, II Tes. 1: 7
O Conceito de Paulo sobre o Espírito Santo
A
Ação do espírito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a
termos uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espírito Santo.
A
santificação, o crescimento na graça são fruto do viver no Espírito. O Espírito
Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja
aparece como corpo onde Cristo é a cabeça.
TEOLOGIA
NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS
A
Superioridade de Cristo
A
fim de impedir seus leitores de retornarem ao judaísmo, o autor ressalta a
superioridade de Cristo, especialmente em relação a várias características do
judaísmo originadas do Antigo Testamento. O tema é a superioridade de Cristo, um
tema reiterado por toda a obra, mediante exortações para que seus leitores não
apostatassem da fé cristã.
Cristo
é superior aos profetas do Antigo Testamento, o herdeiro do universo, o
criador, o reflexo exato da natureza divina, o sustentador da vida, o
purificador dos pecados, o Ser exaltado e, por conseguinte, a última e mais
excelente palavra de Deus ao homem (vide 1:1-3a).
Cristo
também é superior aos anjos, porque Cristo é o Filho divino e criador eterno,
mas os anjos são apenas servos e seres criados (vide l:3b - 2:18). Era mister
que Ele se tivesse tornado um ser humano a fim de estar qualificado como aquele
que, por Sua morte, pudesse elevar o homem.
Cristo
é superior a Arão e seus sucessores no ofício sumo sacerdotal. O autor da
epístola aos Hebreus primeiramente destaca dois pontos de semelhança entre os
sacerdotes arônicos e Jesus Cristo:
1- À semelhança de Arão, Cristo foi divinamente nomeado
ao sumo sacerdócio, e
2- ao compartilhar de nossa experiência humana, Cristo
adquiriu por nós uma simpatia pelo menos igual àquela de Arão.
Os
itens frisados da superioridade de Cristo sobre Arão são:
1
Cristo se tornou sacerdote em virtude de um juramento divino, mas não assim com
os aronitas,
2
Cristo é eterno, ao passo que os aronitas morriam e tinham de ser substituídos;
3
Cristo é impecável, ao passo que os aronitas não o eram;
4
As funções sacerdotais de Cristo envolvem as realidades celestiais, mas as dos
aronitas dizem respeito somente a símbolos terrrenos;
5
Cristo ofereceu-se a Si mesmo voluntariamente como um sacrifício que jamais
precisará ser repetido, ao passo que as repetitivas ofertas de animais
desmascaram a sua ineficácia, pois animais inferiores não podem tirar os nossos
pecados; e
6
O próprio Antigo Testamento, escrito durante o período do sacerdócio arônico,
predizia que sobreviria uma nova aliança, que tornaria obsoleto ao antigo
pacto, segundo o qual funcionava o sacerdócio arônico.
Exortações Finais
A
epístola aos Hebreus, encoraja os seus leitores a uma contínua perseverança, citando,
como exemplos, os heróis da fé do Antigo Testamento, e, finalmente, citando a
pessoa de Jesus como o mais extraordinário exemplo de paciente perseverança sob
os sofrimentos, após o que recebeu o seu galardão
Em
conclusão, o escritor sagrado exorta os seus leitores ao amor mútuo, à
hospitalidade (especialmente necessária naqueles dias, para os pregadores
itinerantes), à simpatia, ao uso saudável e moral do sexo, dentro do
matrimônio, evitar a avareza, à imitação dos líderes eclesiásticos, evitar os ensinamentos
distorcidos, à aceitação conformada diante da perseguição, às ações de graças,
à generosidade e à oração. Ler Hebreus 10:19 - 13.25.
TEOLOGIA
DE TIAGO
Tiago,
líder da Igreja de Jerusalém e irmão do Senhor Jesus Cristo e não o apóstolo.
Embora não fosse crente em Jesus, durante o ministério público do Senhor. Tiago
foi testemunha do Cristo ressurreto.
I
Coríntios 15: 5 - 7 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu
a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas
alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos.
A
epístola de Tiago é o livro prático do Novo Testamento, como Provérbios o é do
Antigo. De fato, suas declarações francas e concisas de verdades morais têm
semelhança notável com Provérbios.
Ela
contém muito poucas instruções doutrinárias; o seu propósito principal é pôr em
relevo o aspecto religioso da verdade.
Tiago
escreveu a certa classe de judeus cristãos na qual se manifestava uma tendência
de separar a fé das obras. Pretendiam ter a fé, mas existia entre eles
impaciência sob provação, contendas, acepção de pessoas, difamações e
mundanismo.
Tiago
explica que uma fé que não produz santidade de vida é coisa morta. Salienta a
necessidade de uma fé viva e eficaz para obter a perfeição cristã.
Não
há qualquer conflito entre a Teologia de Paulo e a de Tiago. Paulo falo do
aspecto espiritual e Tiago o prático. As obras para Tiago expressam a fé.
Efésios
2: 8 - 9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Tiago
2: 14,17 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não
tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver
obras, é morta em si mesma.
A
epístola de Tiago encontrou algumas dificuldades para adquirir lugar no cânom
do Novo Testamento. Vejamos:
1
A brevidade da epístola, sua natureza prática e não doutrinária.
2
Fato de Tiago não ser um dos Apóstolos.
3
A incerteza da identidade de Tiago.
4
A aparente contradição com a doutrina paulina da fé
TEOLOGIA
NA EPÍSTOLO DE JUDAS
Judas
se identifica como o irmão de Tiago. Dessa maneira, também era irmão de Jesus,
mas, por modéstia, descreveu a si mesmo como um " servo de Jesus Cristo
"
Judas
tinha tencionado escrever um tratado doutrinário, mas a infiltração da Igreja
por parte de falsos mestres o compelira a alterar a natureza de sua epístola
para uma exortação em defesa da verdade do evangelho.
Enfatiza
a fé e o Dom de Deus. O Espírito Santo como fonte de vida e poder para o
crente, e uma vida de santidade como dever de cada filho de Deus; e Cristo como
juiz.
Judas
6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do
grande dia,
"
Anjos que caíram " Quem são estes personagens? Os anjos que pecaram com
Lúcifer. Estes encontraram-se em algemas eternas. O lugar preparado para o
Diabo e seus anjos.
A
carta foi escrita para exortar e animar os crentes a batalharem pela fé.
Lembrando-lhes os castigos recebidos pelos ímpios no passado.
Os
abusos no campo da fé serão castigados como ocorreu com os anjos que caíram. A
santificação do crente é um dever.
TEOLOGIA
NO APOCALIPSE
O
Apocalipse é uma mensagem que alcança todos os tempos. Embora tenha uma
mensagem para o presente, o seu alcance penetra até o estado eterno.
Os
sete candeeiros são as sete igrejas locais, mas com características futuras simbolizam
as Igrejas de todos os tempos. As sete estrelas são os sete anjos ou
mensageiros destas igrejas.
No
termino de cada mensagem as Igrejas há uma exortação da parte do Espírito
Santo. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.
A
Pessoa de Cristo no Apocalipse
Jesus
depois de consumar seu ministério terreno, apresenta-se nesta revelação como O
Rei do Universo, Juiz que executará a sua missão neste mundo e no reino
espiritual ma1dade. No reino das trevas de satanás.
A
humanidade sem Cristo passará pelo vale escuro da tribulação. Os que lhe
pertencem sairão redimidos e viverão na Pátria Celestial, com Cristo por toda a
eternidade.
Jesus
Cristo em sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagens a estas
Igrejas, identifica - SE como o Príncipe dos reis da terra diante do qual todo
joe1ho se dobrara. O Primogênito dos mortos, a Fiel Testemunha e Àquele que nos
ama. Ele revela a grande tribulação que há de envo1ver a terra antes do
Seu reino milenar.
Ele
revela o estado eterno e a nova Jerusalém. Jesus é o Herdeiro do Trono conforme
as Escrituras. A vitória mencionada é incontestável.
A
Bíblia em seus primeiros capítulos fala-nos da criação do homem, da sua queda e
do pecado. Enquanto O Criador anunciava os castigos que deviam envolver Satanás
e o homem, prometeu um Redentor Vitorioso que restauraria todas as coisas. À
trajetória do Apocalipse revela-nos a redenção e a glória dos remidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário